Caboclinhos se tornam Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil - Emballus.Com

Anuncio No Post

Anuncio Aqui

Caboclinhos se tornam Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Share This
Júri se reuniu em Brasília nesta quinta-feira (24) para decidir inclusão da tradição na lista de Patrimônios. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press


Caboclinhos, dança folclórica oriunda de Pernambuco, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.  A novidade foi anunciada pelo Ministério da Cultura nesta quinta-feira (24), dia em que o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural se reuniu em Brasília para avaliar a inserção da tradição na lista. 

Também foi avaliado, na Capital Federal, o tombamento de quatro edificações históricas situadas no Rio de Janeiro. Trata-se dos prédios das Antigas Docas de D. Pedro II, do Antigo Supremo Tribunal Federal, do Lampião do Largo da Lapa e do Instituto de Resseguros do Brasil.  

Portando maracas, apitos, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, além de colares, os caboclinhos se vestem como índios e representam cenas de caça e combate. Estima-se que a tradição foi criada no final do século XIX. A dança emula símbolos de resistência dos povos indígenas e africados, que aqui foram escravizados. Com arco e flecha em mãos, os participantes produzem sons "secos" enquanto se abaixam e levantam. A tradição está vinculada ao culto da Jurema, árvore nativa do Brasil.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!